fevereiro 28, 2014

Estava no DNA

Que todo automóvel tem uma característica própria, disso já sabemos. Agora apresentaremos a vocês, queridos leitores, alguns traços que provavelmente você já havia visto, mas desconhecia sua função:



1º) VW Kombi:


A Kombi, ou Kombinationsfahrzeug (veículo de uso misto, em alemão), que aliás saiu de linha este ano, devido as novas normas de segurança, nunca foi referência em segurança, visto que seu projeto não se alterou muito desde 1956 (quem já pilotou uma dessas sabe muito bem do que estamos falando). Nas portas dianteiras existe uma linha saliente, cuja função seria distribuir a energia em caso de colisão frontal. Mais barato que air-bags...


2º) VW Gol GTI 16V:


Um clássico nacional. Quer diferenciar um autêntico GTI da segunda gerção de possíveis imitações estéticas? Se houver um "calombo" no capô na parte esquerda, sim, você está diante de um autêntico Gol GTI. Os motores AP eram inclinados pra ficarem mais baixos no cofre. A frente mais fina da segunda geração fazia o capô ficar ainda mais próximo do motor. O cabeçote se projetava pra cima, daí a solução encontrada pela VW foi criar esse calombo no capô pra que ele pudesse ser fechado. Essa característica sumiu no GTI da terceira geração - que aliás, foi sua última geração.


3º) Mercedes-Benz 300D:


Na geração de 1984 a 1996, as aberturas entre o farol e a caixa de roda só existiam no lado esquerdo. Sua função era esconder as tomadas de ar que levavam mais ar ao motor. Exótico, como todo Mercedes-Benz.


4º) Nissan XTerra:


Um dos aspectos mais chamativos na traseira desse oriental é o "calombo" nada discreto ao lado direito do aventureiro. Por mais intrigante que seja esse recurso, ele tem sua funcionalidade: abra a tampa traseira, olhe para o forro e descubra que este "galo" esconde um kit de primeiros socorros.


5º) Mitsubishi Eclipse:


Amplamente conhecida, tanto por gamers e fãs da franquia Need For Speed, como por preparadores e tunadores, teve de 1989 a 1999 uma bolha no capô: ela adicionava rigidez à lataria e dava espaço às engrenagens dos comandos de válvulas do motor 2.0. Ela estava presente em todas as versões da primeira e segunda geração, a exceção das versões Eclipse e Eclipse GS da primeira geração, que utilizavam motor 1.8 (não comercializados no Brasil) . A versão Eclipse GS Spider (conversível), da segunda geração, que contava com um motor 2.4 l também tinha com essa bolha.


Também conhece alguma curiosidade e gostaria de contar-nos? Ou achou alguma asneira que eu acidentalmente (ou não) escrevi aí? Compartilhe Conosco!!!!
Thanks Folks,
Gu Silvestre.

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