março 14, 2014

Na Pista Certa

Em cada pista, uma história. E história nunca é demais, seja lá se ela for real, inventada, ou até mesmo aumentada. Hoje mostraremos alguns circuitos que já fizeram parte da Fórmula 1, a categoria mais famosa do automobilismo, e que também fizeram sua história.


1º) Autódromo de Estoril - Portugal:


O Autódromo Fernanda Pires da Silva, localizado na freguesia de Alcabideche, esteve presente na F1 de 1984 a 1996. O traçado possui 4182,72 m e 13 curvas. Na reta principal, o piloto dispõe de 985,6 m para acelerar sua máquina. Na F1, no Grande Prémio de Portugal, vários campeões mundiais subiram no lugar mais alto do pódio, dentre eles citamos Ayrton Senna (85), Alan Prost (84, 87 e 88), Nigel Mansell (86, 90 e 92), Michael Schumacher (93), entre outros grande pilotos. A equipe que mais venceu foi a Williams - cinco vezes - com motores Honda (86) e Renault (91, 92, 94, 95 e 96).



2º) Autódromo de Ímola - Itália:


O Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, localizado próximo a cidade de Ímola, esteve presente na F1 de 1980 a 2006. Confesso que esse é o circuito mais difícil de escrever, e todo brasileiro sabe o porquê ("Senna bate forte" - Galvão Bueno, em 01/05/1994). O traçado possui 4909 m e 22 curvas, sendo 9 curvas a direita e 13 a esquerda. A velocidade máxima que o circuito permite atingir é 330 Km/h. Senna, Prost, Mansell, Nelson Piquet, Ricardo Patrese, Damon Hill, David Coulthard e Michael Schumacher são alguns pilotos da categoria que receberam a bandeira quadriculada nesse circuito que recebeu o GP de San Marino. Em 1980, Piquet venceu o Grande Prêmio da Itália - naquele ano ele foi disputado lá.
A imagem acima do circuito é a configuração atual, com a (agora) chicane Tamburello. A Tamburello era uma curva de altíssima velocidade, que devido a um pequeno riacho que passava próximo ao trecho, não tinha uma área de escape muito grande, e consequentemente, não transmitia muita segurança. Após três acidentes, sendo dois fatais no fim de semana do 14º GP de San Marino, em 1994, o circuito foi rearranjado. A próxima imagem do circuito é a configuração com a curva Tamburello.



3º) Long Beach Street Circuit - E.U.A:


Diferente dos outros circuitos acima, o  Long Beach Street Circuit, assim como Monte Carlo, é um circuito de rua, que percorre algumas ruas e avenidas ao leste da cidade de Long Beach, na Califórnia. Esteve presente no calendário da F1 de 1976 a 1983. O circuito possui 3251 m de extensão e 13 curvas. O GP do Oeste dos EUA também teve grandes campeões mundiais como vitoriosos, dentre eles Piquet (80), Mário Andretti (77), Gilles Villeneuve (79), e Niki Lauda (82). Os únicos motores a vencerem nesse circuito foram Ferrari, com três vitórias, em 76,78 e 79, e Ford, com cinco vitórias, em 77, 80,81, 82 e 83.



4º) Scandinavian Raceway - Suécia:


O Anderstorp Raceway, localizado em Anderstorp, sudoeste da Suécia, possui 4031 m de extensão, e apenas 8 curvas. O autor da volta mais rápida durante a prova, Niki Lauda, conseguiu concluir uma volta em 1:24.836 e a pole mais rápida foi de Mário Andretti, com 1:22.508, ambos em 1978. Dos grandes, venceram neste circuito Niki Lauda (75 e 78) e James Hunt (76), durante as seis edições do Grande Premio da Suécia, que ocorreram de 1973 a 1978.



5º) Aintree - Reino Unido:



O Aintree Racecourse, localizado na cidade de Aintree, Meyerside, Inglaterra foi por cinco vezes palco do renomado GP da Grã-Bretanha nas décadas de 50 e 60, mais especificamente em 1955, 1957, 1959, 1961 e 1962. O circuito possui 4828 m de extensão, e diferentemente dos outros circuitos acima, é um circuito de estrada (Estoril, Ímola e Anderstorp são de pista, e Long Beach de rua). Um aspecto que também o diferencia dos outros autódromos é que nele não há mais disputas de outras categorias do automobilismo, mas sim competições a cavalo. Entre os grandes vencedores, ali podemos citar Jack Brabham, em 1959, com seu Cooper-Climax.


Também conhece algum circuito cheio de histórias e gostaria de contar-nos? Ou achou alguma asneira que eu acidentalmente (ou não) escrevi aí? Compartilhe Conosco!!!!
Thanks Folks,
Gu Silvestre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário